segunda-feira, 26 de julho de 2010

Timidez


Só quem é tímido de verdade sabe como isso muitas vezes (quase todas) é ruim. Você perde tantas chances por timidez, por medo de falar ou de fazer, por não conseguir ser na prática tudo que você é no pensamento... Eu tenho sérios problemas em saber como reagir em situações que pra muitos podem parecer comuns, e quem não é assim não entende como é difícil. Seria muito mais fácil se em vez de falar eu pudesse escrever sempre (risos), todos saberiam sempre o que eu penso, e não teriam sentimentos e ações cortadas pela metade por conta da timidez.
Não consigo entender como funciona a timidez, tantas vezes em situações que na teoria seriam muito mais nervosas eu consigo agir de maneira muito mais natural do que em outras, em que tudo parece ser mais simples de ser feito. E ah, as pessoas não perdoam sua mudez, sua falta de atitude, a não ser que sejam tímidos também, ou muito compreensíveis, a chance de você ficar marcado sempre por conta de um dia de extrema timidez é o que mais acontece e o que mais assusta um tímido.
O pior de tudo é o que vem depois: a culpa. O tímido se sente culpado por ser tímido, por não ter feito tudo que pensou em fazer, mas tem também o outro lado da moeda, a timidez é usada muitas vezes como blindagem quando algo dá errado, é muito mais simples dizer que foi por conta da sua timidez.


Talvez o tímido assumido mais famoso do Brasil seja o escritor Luis Fernando Veríssimo, que escreveu um texto sobre a timidez, do qual eu resolvi postar um trecho aqui.




Da Timidez
Extraído de: Comédias da Vida Pública


"O tímido nunca tem a menor dúvida de que, quando entra numa sala, todas as atenções se voltam para ele e para sua timidez espetacular. Se cochicham, é sobre ele. Se riem, é dele. Mentalmente, o tímido nunca entra num lugar. Explode no lugar, mesmo que chegue com a maciez estudada de uma noviça. Para o tímido, não apenas todo mundo mas o próprio destino não pensa em outra coisa a não ser nele e no que pode fazer para embaraçá-lo.

O tímido vive acossado pela catástrofe possível. Vai tropeçar e cair e levar junto a anfitriã. Vai ser acusado do que não fez, vai descobrir que estava com a braguilha aberta o tempo todo. E tem certeza de que cedo ou tarde vai acontecer o que o tímido mais teme, o que tira o seu sono e apavora os seus dias: alguém vai lhe passar a palavra.

O tímido tenta se convencer de que só tem problemas com multidões, mas isto não é vantagem. Para o tímido, duas pessoas são uma multidão. Quando não consegue escapar e se vê diante de uma plateia, o tímido não pensa nos membros da plateia como indivíduos. Multiplica-os por quatro, pois cada indivíduo tem dois olhos e dois ouvidos. Quatro vias, portanto, para receber suas gafes. Não adianta pedir para a plateia fechar os olhos, ou tapar um olho e um ouvido para cortar o desconforto do tímido pela metade. Nada adianta. O tímido, em suma, é uma pessoa convencida de que é o centro do Universo, e que seu vexame ainda será lembrado quando as estrelas virarem pó."

Nenhum comentário:

Postar um comentário